Pages

domingo, 14 de setembro de 2014

MOXABUSTÃO - MOXA - MOXATERAPIA










A Moxabustão é a técnica de aquecimento dos pontos de acupuntura ou regiões que precisam ser tratadas. É  o tratamento efetuado através da queima de uma erva medicinal denominada Artemísia (Artemísia vulgaris e sinensis), que produz um aquecimento com efeitos muito benéficos e terapêuticos no corpo humano. A artemísia, uma vez trabalhada, com a finalidade terapêutica, é conhecida como LÃ DE MOXA, ou em forma de bastão que é a mais utilizada hoje em dia.
Ela tem a propriedade de aquecer profundamente e, através do calor, remover obstruções dos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.
A técnica basicamente consiste em aquecer os pontos de acupuntura pela queima de ervas medicinais. Segundo os princípios de tratamento, as técnicas de moxabustão procuram tonificar as doenças crônicas de Frio. O calor remove a congestão dos vasos sanguíneos e move o QI (energia) e o sangue, que finalmente remove a dor. Tem efeitos gerais de vasodilatação, aumentando a circulação, potencializando a nutrição e a atividade dos Zang Fu (órgãos/víceras). Os resíduos metabólicos, são removidos diminuindo, assim, o espasmo muscular e a dor. O aroma da moxa incandescente e das outras ervar pode sedar o paciente.
O tratamento com moxa sobre os pontos de acupuntura produz uma condução de calor diretamente para os tecidos mais profundos por meio das agulhas, podendo assim, aliviar a dor além de proporcionar um grande bem estar no paciente.
PREVENIR é melhor que remediar, e a moxa também é muito utilizada com esse objetivo. O calor da moxa,  a massagem e o relaxamento aumentam a energia do paciente prevenindo o  desgaste físico dos órgãos e o envelhecimento precoce.
A moxa também é um poderoso recurso terapêutico-preventivo para o dia-a-dia com grande efeito em síndromes doloridas no pescoço, ombros, costas-coluna, região lombar, glúteos, pernas, articulações, tendinites – LER - lesão por esforço repetitivo. Desbloqueia a energia do corpo, distúrbios sexuais e disfunções de origem psico-orgânica fazendo-as circular harmoniosamente de forma natural.
A técnica pode ser utilizada sozinha ou associada às práticas de acupuntura tradicional e ventosaterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário